GEOGRAFIA REGIONAL DO BRASIL


Para atender um contexto socioeconômico, a regionalização mais usada como recurso pedagógico é a apresentada pelo geógrafo Pedro Pinchas, em que o nosso país é dividido em três complexos regionais: Centro-Sul, Nordeste e Amazônia.

Sobre o Complexo Amazônico, analise as afirmações e em seguida marque a alternativa correta:

 I. Caracteriza-se pela presença da floresta latifoliada equatorial.

II. Possui uma baixa densidade demográfica.

III. Impera a pobreza e os piores índices de vida do país.

IV. Concentra as mais densas redes técnicas de transporte, energia, telecomunicações e pesquisas científicas do país.

V. É importante destacar que o ciclo do algodão que junto ao da borracha serviam de impulso maior para povoamento da região.


Está correto o que se afirma em:

 


I, II, III. 


II, III, V. 


I, IV, V. 


III, V. 


I, II, V. 

Nos estudos sobre a região Sudeste do Brasil, leiam as afirmações e assinale a alternativa correta quanto a suas relações com o estado do Rio de Janeiro.

1. Possui um dos maiores potenciais turísticos do País. Isto coloca o setor de serviços como um dos mais importantes do estado. Este potencial turístico o coloca em evidência no cenário internacional.        

2. As riquezas minerais do estado atraíram aventureiros de diversas partes do mundo, dentre essas atividades a extração de ouro e diamantes.

3. Nas duas últimas décadas adquire importância na produção e comercialização de frutas de climas tropical e temperado. O trabalho na fruticultura contribui com mais de 50% do dinheiro arrecadado pelo Estado.

 


Estão corretas as afirmações 1,3.


Está correta apenas a afirmação 2.


Está correta apenas a afirmação 1.


Está correta apenas a afirmação 3.


Estão corretas as afirmações 1,2.

De acordo com os estudos sobre a ocupação da região Centro-Oeste, leia as assertivas a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinale a correta.

I - Um dos motivos para a ocupação da região Centro-Oeste foi a expansão das atividades industriais no Brasil.
II - Um dos motivos para a ocupação da região Centro-Oeste foi a necessidade de maior produção de grãos para o suprimento das populações das regiões industrializadas no país.
III - A ocupação da região Centro-Oeste se deu exclusivamente pelo desenvolvimento dos meios de transporte e investimentos na indústria automobilística nessa região.
IV - A ocupação da região Centro-Oeste está relacionada diretamente à consolidação da infraestrutura básica como sustentação às atividades industriais.
V - A ocupação do Centro-Oeste se dá também ao forte investimento e as políticas governamentais de incentivo para o povoamento dessa região.

 


Estão corretas apenas as assertivas I, III, IV.


Estão corretas apenas as assertivas I, II, IV, V.


Estão corretas apenas as assertivas II, IV,V.


Estão corretas apenas as assertivas I, II, III.


Estão corretas apenas as assertivas I, II, V.

O Brasil é um país com imenso potencial hidrográfico, em algumas regiões propícias à construção de usinas hidroelétricas. Sobre o potencial energético da região Sul do Brasil leia as assertivas a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta.

1 - A Hidrelétrica de Itaipu é um projeto binacional, desenvolvido pelo Brasil e Paraguai que fornece energia para estes dois países.

2 - A topografia plana e os rios pouco caudalosos contribuem com a geração de energia por meio de hidrelétricas.

3 - O projeto da Usina Hidrelétrica de Itaipu gerou poucos impactos ambientais e, por isso, não enfrentou protestos de ambientalistas.

 


Está correta apenas a assertiva 1.


Estão corretas apenas as assertivas 1,2,3.


Estão corretas apenas as assertivas 1,3.


Estão corretas apenas as assertivas 1,2.


Estão corretas apenas as assertivas 2,3.

A região Centro-Oeste do Brasil possui diversificadas formações vegetais em função de aspectos climáticos, posição geográfica, relevo, entre outros. Sendo assim, de acordo com seus estudos sobre os tipos de vegetação do Centro-Oeste, assinale a alternativa correta.

 


A vegetação da região Centro-Oeste é composta por cerrado e caatinga.


A vegetação da região Centro-Oeste é composta por Floresta Atlântica, Mata de Galeria e Floresta de Folhas Caducas.


A vegetação da região Centro-Oeste é composta por Floresta Amazônica, cerrado, mata de galeria e floresta tropical.


A vegetação da região Centro-Oeste é composta apenas por cerrado ou savanas e floresta tropical.


A vegetação da região Centro-Oeste é composta por Floresta Tropical, Floresta de Araucária e Floresta Amazônica.

De acordo com seus estudos sobre a dinâmica climática da Região Nordeste, indique do que se trata o esquema a seguir.

 

Massa de ar quente e úmido     obstáculo rochoso   perda de temperatura e pressão  formação de nuvens  precipitação.

 


Precipitações lineares.


Chuva de monções.


Chuva orográfica.


Evapotranspiração.


Chuva de sopé.

Com base nos estudos sobre região Centro-Oeste do Brasil, leiam as assertivas a seguir, julguem-nas verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta.

  1. A Região Centro-Oeste é composta pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e também pelo Distrito Federal.
  2. Na Região Centro-Oeste situa-se quatro grandes chapadas: a Chapada dos Veadeiros, a Chapada dos Guimarães, a Chapada Diamantina e a Chapada do Araripe.
  3. O Distrito Federal situa-se no estado de Goiás, que é o menos populoso da Região Centro-Oeste.

 



Apenas a assertiva 2 está correta.


Apenas as assertivas 1,2 estão corretas.


Apenas a assertiva 3 está correta.


Apenas as assertivas 1,3 estão corretas. 


Apenas a assertiva 1 está correta.

É muito comum, ouvirmos falar de diferentes regiões brasileiras e até dos critérios adotados nas diversas regionalizações. De acordo com os estudos realizados e seus conhecimentos sobre o assunto, analise as afirmativas que segue, julgue-as em verdadeiras ou falsas.

(    ) Em 1967, o geógrafo Pedro Pinchas Geiger propôs a divisão do território brasileiro em três complexos regionais.

(    ) A região geoeconômica do Nordeste atualmente possui uma economia diversificada, que vem se desenvolvendo cada vez mais.

(    ) Alguns estados brasileiros fazem parte de duas regiões geoeconômicas ao mesmo tempo. 

(    ) Existem outras formas de divisão do território brasileiro propostas por outros pesquisadores. Cada uma delas foi feita de acordo com os interesses e objetivos de quem a idealizou.

(    )  As regiões oficiais do Brasil agrupam estados com características naturais, econômicas e sociais semelhantes.

 Está correto o que se afirma em:



V, V, V, V, V. 


V, F, V, F, V. 


V, F, V, F, F. 


F, F, F, V, F.


V, V, F, F, F. 

Os solos da região sudoeste do Rio Grande do Sul têm enfrentado algumas modificações. Sobre esta temática é correto afirmar:



O processo pelo qual vem passando a região dos pampas gaúchos - semelhante ao ocorrido no deserto do Saara - pode ser chamado de desertificação, uma vez que ocorre em uma região árida e com baixo índice de precipitações.


 O processo de degradação ambiental constatado no sudoeste do Rio Grande do Sul denomina-se arenização, definido pelo afloramento de depósitos arenosos a partir da remoção da cobertura vegetal sob a qual permaneciam enterrados.


 A pecuária extensiva, aliada aos mecanismos de intensificação da exploração dos recursos naturais, exerce grande pressão sobre a vegetação nativa - tanto pela eliminação das plantas como pela compactação do solo, devido ao pisoteio excessivo -, mas não afeta o processo de arenização que ocorre na região dos pampas gaúchos.


A origem do processo de desertificação no Rio Grande do Sul é natural. Como a vegetação é frágil, o desgaste faz emergir areia sob o verde e o vento faz com que ela se espalhe; assim, a lavoura monocultora não pode ser apontada como uma causa para o aceleramento desse processo.


Não existe nenhum tipo de diferença entre os processos de arenização e desertificação, por isso tais termos podem ser utilizados como sinônimos.


Considere as seguintes afirmativas sobre os aspectos socioeconômicos da Região Norte do Brasil.

1. O governo brasileiro criou na Região Norte a SUDAM, a  Zona Franca de Manaus, o Banco da Amazônia, o Projeto RADAM e uma extensa rede viária, as vezes não muito funcional.

2. Os investimentos feitos pelo Estado para desenvolver a Região Norte nos anos de 1960 a 1980 melhoraram substancialmente as condições sociais e ambientais da região.

3. O desenvolvimento da Região Norte tinha por objetivo a integração da região ao país e a resolução da crise social gerada pelo excedente de mão-de-obra do Sul-Sudeste do País.

 

 Marque a opção correta: 


Apenas a afirmação 3 é verdadeira.


Apenas a afirmação 1 é verdadeira.


Apenas 2 e 3 são verdadeiras.


Apenas a afirmação 2 é verdadeira.


As afirmações 1 e 2 são verdadeiras.

Páginas: 123456